Inteligência Emocional

Os seus comportamentos são condizentes com o tipo de pessoa que deseja ser?

Os seus comportamentosestão condizentes com a pessoa que deseja ser

Os seus comportamentos são condizentes com o tipo de pessoa que deseja ser?

Nós somos seres geridos por hábitos, construindo estratégias inconscientes que trazem os resultados refletidos em nossos comportamentos.


 

Ao aprender realizar qualquer atividade de uma forma, cria-se um caminho neurológico que dispara o comportamento sempre que determinado estímulo acontecer!
Quando se aprende a dirigir por exemplo, a atenção consciente participa do processo, onde você pensa sobre cada ação, cada troca de marcha, o quanto move o pé para acelerar ou frear… Ao construir a neurologia deste processo, seu inconsciente realiza a repetição de todas essas estratégias sem que você tenha que participar conscientemente do processo, nesta fase, pessoas mexem ao celular, ouvem música, ou fazem outras tarefas pois existe o hábito instalado. Isso é a zona de conforto.

Para muitas coisas o habito ou a zona de conforto é extremamente útil, porém para outras pode ser completamente destrutivo.

A mente funciona da mesma forma ao criar qualquer tipo de hábito, por isso, pessoas que constroem habitos auto-destrutivos como, vicios, medos, depressão e desenvolvem uma neurológia que sequencia uma estratégia inconsciente para repetir o padrão. Mesmo sabendo que esse comportamento debilitada sua saúde fisica e mental, mesmo querendo mudar, ela se pega repetindo o comportamento e isso ocorre porque os caminhos neurológicos existem e são acionados ao receber o estímulo relacionado. Chamamos isso de princípio da familiaridade na PNL.

Para mover-se fora da zona de conforto, a coisa mais importante é entender o que é especificamente esse estímulo, é importante perceber o que o comportamento “depressão”, “medo”, “vicio” querem fazer por você através disso!
Ao entender o que é mais importante que o comportamento específico, você identifica o que está por trás da ação.

O “medo de voar de avião”, por exemplo, pode querer trazer segurança para a pessoa, se perguntando como seria estar seguro voando de avião, você pode encontrar outras formas de entregar o que é importante através de um comportamento mais saudável e congruente!

Então lembre-se sempre de revisar suas ações, identificar o que está por trás da estrutura dos seus comportamentos e perceber o que pode ser ainda melhor e mais profundo para a experimentação da sua vida extraordinária!

 


Colunista:

César Bueno
Trainer Master PNL – NLPU
Master Coach – ICI
Hipnoterapeuta
Acompanhe minha série de vídeos : Os 7 segredos do sucesso segundo a Programação Neurolinguística

 

ELIX - os 5 segredos para um dia extraordinário


Gostou? Então compartilhe: