Inteligência Emocional

Reescrevendo a memória

Reescrevendo uma memória

Todos os registros e memórias que possuímos arquivados em nossa mente são organizadas e categorizadas de forma atemporal.
Quando falamos do passado, nos referimos a um conjunto de lembranças registradas em nossa mente. O passado materialmente não existe, apenas suas representações em forma de memórias das interpretações que atribuímos para situações que já foram vividas.

O presente que acabamos de viver passa agora a ser memória do que se foi. Tornando-se um registro mental do que já aconteceu.

Toda lembrança registra imagens, sons, sensações e uma percepção interna da experiência vivida.
Muitas destas lembranças, ao serem resgatadas, trazem o sabor da nostalgia e saudades. Faríamos qualquer esforço para poder revivê-las novamente, estas são as memórias de momentos mágicos, alegres e de realização pessoal, momentos que marcaram positivamente nossa linha do tempo construindo quem somos hoje.

Existe também, uma outra categoria de memórias que ser acessada, instantaneamente despertam angústia, tristeza e sofrimento.
Você caminha pela jornada da vida gerando ações a cada segundo, algumas destas escolhas que teve no passado, geraram um resultado negativo, porém você tem todos os recursos para ressignificar, alterar, modificar esses registros e desta maneira, mudar completamente o sentimento dentro de você sobre aquilo.

Podemos e vamos nos lembrar de nossa história, isso é inevitável e essencial. O que podemos também é anular todo sofrimento envolvido no passado, colocando no lugar, acolhimento e uma nova interpretação.
Não merecemos carregar qualquer tipo de dor para sempre, não estamos fadados a repetir o que não nos foi útil por toda uma vida.
Você pode entender que este significado do passado é um calçado que ja não te cabe mais. Você mudou de número, cresceu, se tornou uma outra pessoa com novas percepções e novos aprendizados. Não é mais exatamente quem experimentou aquela experiência.
Aquela pessoa que você era, que viveu aquele momento, tinha outra história até então, outras percepções e outra maturidade. Vivia em outra circunstância.

Não interagimos com o mundo como ele é, mas como nós somos! Leve um olhar generoso para as memórias tóxicas do passado, acolha e construa um novo significado para seguir com a qualidade de vida que deseja experimentar hoje!

Quando essa percepção é gerada e entendida, significa que existe amadurecimento e crescimento, mudança de perspectivas, e finalmente, mudanças de atitudes.

Empodere-sê de seu presente, o seu agora, não sofra mais por uma história que já foi. Estude curiosamente suas memórias e quando fizer de novo, faça melhor, faça diferente, faça a diferença!

Aproveite os aprendizados e construa novos passados incríveis, ou seja, faça do seu presente a oportunidade de criar suas melhores histórias, com sua melhor versão ativa.
Liberte-se que o sofrimento por uma história que ja se foi, não representa e nem significa quem você é verdadeiramente AQUI E AGORA!

 

 

Assista a aula do nosso Trainer André Percia e aprenda a construir metas sólidas.
Aula do Practitioner: Eu posso, sou capaz e mereço.


Colunista:

César Bueno
Trainer Master PNL – NLPU
Master Coach – ICI
Hipnoterapeuta
Acompanhe minha série de vídeos : Os 7 segredos do sucesso segundo a Programação Neurolinguística

 

 

ELIX - os 5 segredos para um dia extraordinário


Gostou? Então compartilhe:

One thought on “Reescrevendo a memória

Comments are closed.